Instalações
de edifícios é o programa
desenvolvido para o cálculo, verificação
e dimensionamento de redes prediais, dos seguintes tipos: abastecimento
de água, drenagem de águas residuais domésticas,
drenagem de águas pluviais, abastecimento de gás, segurança
contra incêndios (bocas de incêndio e sprinklers) e climatização.
Consulte aqui as novidades da segunda versão (2007.1.g)
Projecto Térmico (Novo RCCTE)
Como grande novidade, surge o programa Projecto Térmico, baseado no novo RCCTE (Decreto-Lei n.º80/2006).
O utilizador define a arquitectura e a orientação do edifício, define as paredes, lajes e aberturas. Automaticamente o programa faz a medição dos mesmos segundo a orientação dada pelo utilizador.
De seguida, define-se os compartimentos para o programa saber qual a utilização que estes vão ter.
O programa associa os parâmetros de cálculo aos dados introduzidos sem necessidade de intervenção do utilizador.
No final obtém-se listagens justificativas do cálculo segundo o regulamento.
Arquitectura
Definição da arquitectura do edifício, com ou sem auxilio de uma máscara DXF, DWG ou DWF.

Orientação
O utilizador define a orientação do edifício com dois simples cliques, o que fará com que seja reconhecido automaticamente a orientação das paredes, janelas, etc…

Medição automática
Rentabilidade em termos de tempo devido à medição automática de paredes, muros e envidraçados efectuada pelo programa.
Para além disso, consideração automática de diversos parâmetros regulamentares.

Definição dos elementos
A definição das paredes é feita por camadas, podendo ser guardadas para utilização posterior noutros projectos.

Definição de lajes maciças, aligeiradas ou fungiformes indicando as características necessárias.

Definição de aberturas que podem ser portas, janelas e clarabóias.

Definição de compartimentos (pavimentos e tectos).

Associação dos compartimentos à respectiva utilização (quartos, salas, locais não climatizados, etc.). Como também a possibilidade de importação de compartimentos predefinidos.

Vista 3D
Visualização das obras em 3D.

Listagens
Emissão de listagens personalizadas de acordo com o regulamento.



Novidades genéricas
Introdução de dados
Novas ferramentas na linha de estado
Na linha de estado do programa situada na parte superior da janela de trabalho implementou-se uma série de ferramentas
que facilitam a introdução da geometria de todas as instalações.
Forçar cursor 
Activando esta opção força-se o movimento do cursor ao intervalo de pontos definido na opção Incrementos ignorando os rastreios.
Repetir última selecção 
Esta opção só está activa para outros programas da CYPE Ingenieros, os quais têm o mesmo ambiente, como por exemplo a versão beta do novo Metal 3D que se fornece nesta versão 2007.
Referências a objectos 
Como nas capturas a um ficheiro DXF/DWG, esta opção permite a activação das capturas sobre os objectos do programa (nós, tubagens, elementos, colunas…). Também se podem configurar os rastreios, por exemplo, com a casa Prolongamento activada capturar-se-á o prolongamento de uma barra quando se aproxime dela com o cursor, desenhando-se uma linha descontínua.

Configuração 
Este botão mostra um quadro de diálogo com diferentes tarefas onde se pode configurar o cursor de captura, os saltos e as cotas.
Pode definir-se a cor e o tamanho dos símbolos de capturas e do cursor.

Quando se introduz uma mudança de direcção numa rede de tubagens ou numa canalização (em todos os módulos de Instalações de edifícios), o programa desenha uma curva automaticamente. O ponto onde se intersectam as duas tangentes nos extremos desta curva representa-se com um quadrado, que se pode seleccionar para deslocar a rede.
O tamanho e a cor do contorno e do preenchimento deste quadrado podem ser configurados na tarefa Saltos.

Nesta tarefa, com a opção Editar as cotas, pode activar o pedido de confirmação de cotas quando se introduz algum elemento.

Se a opção Editar as cotas estiver activada durante a introdução de uma canalização ou qualquer elemento desta, o programa mostrará, com o fundo da cor seleccionada, o comprimento e o ângulo em relação ao ponto anterior. No caso de ser um ponto não definido, quando se prime o segundo ponto com o rato mostra-se um diálogo no qual se pede a confirmação desses dados, ao mesmo tempo que permite a sua modificação.

Para isso, na parte superior do diálogo há uma série de botões, com os quais se podem definir outros dados, por exemplo, é possível introduzir a distância em X e em Y, em vez de comprimento e ângulo.

Os restantes botões não estão activos nos módulos do programa Instalações de edifícios, mas estão noutros programas de CYPE Ingenieros que utilizam o mesmo ambiente.
No caso de capturar uma canalização existente, o programa solicitará a distância desde o nó mais próximo ao ponto capturado da barra.

Se deslocando o cursor durante a introdução de uma canalização ou elemento, se captura um ponto conhecido ou ponto que coincide com uma das capturas activadas no diálogo Referências a objectos, elimina-se a cor de fundo, o que indica que não se pedirá cota alguma, dado que as coordenadas do ponto já estão definidas. Isto também acontecerá se a opção Editar as cotas estiver desactivada.


Instruções de ajuda durante a introdução de dados
Na parte inferior do ecrã há uma nova linha de ajuda na qual se pode ver o ícone
seguido do nome da obra ou da última opção de menu utilizada. Se premir este ícone, abre-se uma secção na qual se dão instruções para utilizar a opção de menu seleccionada.

Vistas 3D
A vista 3D da estrutura pode visualizar-se em perspectiva cónica ou isométrica.


A mudança de perspectiva é possível utilizando os botões
e
que aparecem alternadamente na parte superior esquerda da janela Vista 3D.
Implementou-se a possibilidade de mover-se por dentro da estrutura com total liberdade quando se está a visualizar uma perspectiva cónica. Dado que com o botão
pode tornar transparente ou opaco qualquer elemento construtivo ou da instalação, é fácil a visualização de elementos ocultos.

Acrescentou-se um botão de ajuda na parte superior
no qual se explica com mais pormenor o funcionamento das novas implementações na vista 3D.
Climatização
Caldeiras a gás
A versão 2007.1 permite seleccionar caldeiras a gás para o cálculo e dimensionamento de uma instalação de aquecimento de um edifício.

O programa dimensiona a bomba de impulsão da caldeira a gás e o vaso de expansão no caso de o modelo seleccionado não o incluir.
Versão estudantes de Instalações de Edifícios
A versão 2007.1 dos programas da CYPE Ingenieros inclui uma versão de livre acesso do programa Instalações de edifícios, Instalações de edifícios Versão estudantes.

Esta versão de Instalações de edifícios dispõe das mesmas ferramentas que a versão completa, mas com uma série de limitações relacionadas com a superfície ocupada pela instalação e com a distribuição de pisos do edifício onde se encontra.
O rectângulo envolvente da projecção num plano horizontal da instalação (incluído qualquer elemento que a componha) não pode superar 70 m2.
O edifício onde se encontra a instalação pode ter como máximo uma cave, dois pisos sobre rasante e cobertura.