CYPECAD é o
software para o projecto de edifícios
de betão armado e metálicos que permite a análise
espacial, o dimensionamento de todos os elementos estruturais, a edição
de armaduras, secções e a obtenção de listagens
e desenhos da estrutura.
Novo motor de geração de combinações
Acções adicionais (cargas especiais)
Possibilidade de se criar uma série de acções (permanente, sobrecarga, vento, sismo e neve), podendo-se configurar o modo de interacção entre as acções.

Estados limite
Geração das combinações a partir da selecção do tipo de utilização da construção.
Nova Barra de ferramentas
Implementou-se no programa uma barra para o acesso rápido às ferramentas, nas tarefas do programa (entrada de pilares, entrada de vigas e resultados).



Verificação em pilares ao esforço transverso
Como novidade, surge a verificação ao esforço transverso em pilares, surgindo posteriormente em listagem os respectivos resultados.

Capturas DXF/DWG
Implementou-se uma opção que permite activar ou desactivar as capturas com a tecla de função <F3>.

Prolongar viga
Implementou-se uma opção que permite introduzir um comprimento fixo no momento de prolongar um extremo.

Desenhos
Criou-se um novo tipo de desenho Estrutura 3D, no qual é possível escolher as estruturas que se deseja desenhar, assim como as suas vistas 2D. Este desenho está relacionado com a novidade Estruturas 3D integradas, ou seja a interligação de estruturas metálicas ou de madeira com a estrutura de betão armado.

Listagens
Listagem de estruturas 3D integradas
Na sequência da novidade Estruturas 3D integradas, surge uma nova Listagem, na qual é possível escolher os elementos que se vão listar das estruturas seleccionadas.

Listagem de distorções
Implementou-se uma listagem com a qual se pode rever as distorções dos pilares tanto locais como totais.
Desfazer-Refazer
Acrescentou-se a opção Desfazer-Refazer na tarefa Entrada de pilares, possibilidade que já existia em Entrada de vigas.
Vigas Boyd
Implementou-se o cálculo e verificação de vigas Boyd (alma aligeirada) para vigas metálicas não mistas.

Vista 3D
Implementou-se a visualização em perspectiva cónica na vista 3D.

Implementou-se a possibilidade de se deslocar por dentro da estrutura com total liberdade, quando se visualiza uma perspectiva cónica. Na representação das lajes e dos muros, estes foram dotados de um grau de transparência que facilita a visualização de elementos que antes ficavam ocultos.

Estruturas 3D integradas
No menu Obra incluiu-se a opção Estruturas 3D integradas, que permite ligar e definir estruturas 3D metálicas ou de madeira, formadas por nós e barras com seis graus de liberdade, dentro do projecto de CYPECAD que se está a editar nesse momento. Esta opção permite acrescentar várias estruturas 3D a um mesmo projecto.

Programa Novo Metal 3D
Após ter-se definido as ligações relativas à Estruturas 3D integradas, acede-se ao programa Novo Metal 3D para a definição da geometria e das cargas às quais está submetida a estrutura. Trata-se de um programa novo dentro do CYPECAD, que possibilita a criação de estruturas metálicas ou de madeira.
Este programa apresenta novos comandos, que serão descritos a seguir:
Introdução de dados manual
Nas vistas 3D só será possível a introdução de nós ou barras em coordenadas conhecidas, para isso deverão capturar-se linhas de referência de outros nós ou barras já introduzidos. Para facilitar esta tarefa o programa dispõe de novas opções situadas na linha de estado:

- Forçar cursor

Activando esta opção força-se o movimento do cursor ao intervalo de pontos definido na opção Incrementos ignorando os rastreios.
- Repetir a última selecção

Com esta opção repete-se a selecção de nós, barras ou cargas que tenha realizado anteriormente.
- Referências a objectos

Como nas capturas num ficheiro DXF/DWG, esta opção permite a activação das capturas sobre os objectos do programa (nós e barras). Também se podem configurar os rastreios, por exemplo, com a opção Prolongamento activada, capturar-se-á o prolongamento de uma barra quando se aproxime dela com o cursor, desenhando-se uma linha descontínua.

- Configuração

Com esta opção é permitido configurar desde o tamanho do cursor de captura e as cotas com a qual é possível indicar que solicite ou não a cota quando se introduz um nó ou uma barra nova.



Se durante a introdução de uma barra estiver activada a opção Editar as cotas, o programa mostrará com fundo da cor seleccionada, o comprimento e o ângulo em relação ao ponto anterior quando for um ponto não definido. Ao premir o segundo ponto com o rato, mostra-se um diálogo no qual se pede a confirmação desses dados, ao mesmo tempo que permite a sua modificação.


Para isso, na parte superior do diálogo há uma série de botões com os quais se podem definir outros dados, por exemplo, é possível introduzir a distância em X e em Y, em vez de comprimento e ângulo.

Outra novidade é Gerar nós em cruzamentos
. Uma vez activada esta opção, que se encontra no menu Barra, gerar-se-ão nós nas intersecções de barras. Se estiver desactivada, as barras cruzar-se-ão sem gerar nenhuma vinculação entre elas, é útil para definir contraventamentos.
Descrição das barras e suas propriedades
Descrever perfil 
No diálogo Descrever perfil pode-se optar por perfis laminados, compostos, enformados ou secções de madeira. Como novidade as vigas Boyd (alma aligeirada).

Descrever disposição
Definição do ângulo do perfil assim como a sua posição em relação ao eixo da barra.

Inverter sentido do eixo da barra 
Ao premir sobre uma barra com esta opção activada, inverte-se a direcção do eixo local X da barra. Desta forma pode conseguir disposições simétricas na estrutura com perfis não simétricos, como podem ser os Z ou L.
